Exerese de Milium
O Milium é um pequeno cisto epidérmico que está localizado na região superficial da pele. Seu conteúdo não é sebo e sim queratina, a substância que forma a camada mais superficial da pele.
O Milium se manifesta como lesões pequenas que podem ser amareladas ou esbranquiçadas, localizadas frequentemente no rosto (ao redor dos olhos, principalmente).
É muito comum em recém-nascidos, mas pode aparecer em qualquer pessoa, principalmente quando a pele está em processo de cicatrização.
Tipos
O milium se manifesta sob duas formas clínicas: milium primário e milium secundário:
- Milium primário: ocorre geralmente nos recém-nascido, na região facial, principalmente no nariz. Ocorre em aproximadamente 50% dos recém-nascidos, e desaparecem em alguns dias
- Milium secundário: pode ser encontrado em qualquer parte do corpo, também após traumas e em muitas doenças de pele, incluindo o penfigóide bolhoso, epidermólise bolhosa, líquen plano bolhoso, a porfiria cutânea tarda e queimadura.
Causas
O milium resulta da proliferação de células da epiderme dentro da derme, o que pode ser devido a uma tendência genética ou ao processo de cicatrização local. Por isso mesmo, ele pode aparecer em cicatrizes, após tratamentos de dermoabrasão (em que a pele é lixada e desgastada) ou mesmo tratamentos usando laser. Eles podem ser únicos ou múltiplos, aparecendo em diversas regiões da pele. São lesões totalmente benignas, mas algumas podem crescer bastante.
Causas e fatores de risco
Não se sabe exatamente as causas do milium, mas especialistas suspeitam que os cistos sejam causados pelo entupimento de glândulas sebáceas e sudoríparas pelas células mortas da pele.
Essa teoria pode explicar o porquê do milium ser comum em áreas de cicatrização, pois é onde a renovação celular é mais intensa.
Alguns fatores de risco associados à condição são:
- Queimaduras graves;
- Machucados;
- Outras doenças de pele;
- Procedimentos como dermoabrasão e laser;
- Uso prolongado de esteróides tópicos;
- Danos causados pelo sol.


COMPARE APÓS O PROCEDIMENTO*
*O resultado pode variar de pessoa para pessoa

COMO FUNCIONA

AVALIAÇÃO
Nosso atendimento é realizado em horário previamente marcado na unidade escolhida pelo cliente.

DIAGNÓSTICO
Temos como diferencial a possibilidade de realizar todo o diagnóstico no local de atendimento.

TRATAMENTO
O tratamento pode se iniciar no mesmo dia da primeira consulta ou em data a ser agendada.

MANUTENÇÃO
A etapa de manutenção é extremamente importante para a permanência do resultado.
LOCALIZAÇÃO
Os consultórios Med One estão localizadas em áreas privilegiadas, priorizando a comodidade e a segurança dos clientes.
Unidade Funcionários
Rua Guajajaras, 40 - sala 905 / 9º andar
Funcionários - Belo Horizonte - MG
(31) 3231-7500
AGENDE POR TELEFONE
(31) 3231-7500
NOSSA ESTRUTURA
REGIÕES DO CORPO
ROSTO
INTEIRO
Feminino • Masculino
CORPO
INTEIRO
Feminino • Masculino
Perguntas frequentes
Existem quais tipos de Exerese milium?
O milium se manifesta sob duas formas clínicas: milium primário e milium secundário:
Milium primário: ocorre geralmente nos recém-nascido, na região facial, principalmente no nariz. Ocorre em aproximadamente 50% dos bebês, e desaparecem em alguns dias.
Milium secundário: pode ser encontrado em qualquer parte do corpo, também após traumas e em muitas doenças de pele, incluindo o penfigóide bolhoso, epidermólise bolhosa, líquen plano bolhoso, a porfiria cutânea tarda e queimadura.
Quais são as causas da Exerese milium?
O milium resulta da proliferação de células da epiderme dentro da derme, o que pode ser devido a uma tendência genética ou ao processo de cicatrização local. Ele pode aparecer em cicatrizes, após tratamentos de dermoabrasão (em que a pele é lixada e desgastada) ou mesmo tratamentos usando laser. Eles podem ser únicos ou múltiplos, aparecendo em diversas regiões da pele. São lesões totalmente benignas, mas algumas podem crescer bastante.
Diagnóstico e exames
Mesmo sendo benignos, eles são cistos visíveis na pele, e por isso causam certo desconforto estético aos pacientes, o que os leva à consulta com o dermatologista.