Ultrassom Mamografia Duplex Scan
Ultrassom
Também chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, imagens são formadas e investigadas por um médico.
Prático, acessível e sem nenhum efeito colateral, é amplamente utilizado no diagnóstico e acompanhamento de uma série de condições.
Mamografia
A mamografia é uma das opções de exames a serem realizados como ferramenta de diagnóstico, ou seja, quando sinais ou sintomas físicos são identificados e a investigação sobre a possibilidade de câncer de mama precisa prosseguir; ou como ferramenta de rastreamento (diagnóstico precoce), quando o exame é realizado em mulheres sem sintomas mamários de câncer de mama em avaliações periódicas visando à detecção de lesões mamárias em fases iniciais. Nem sempre são visíveis nódulos, mas a presença de microcalcificações de um tipo especial e outros achados podem se mostrar suspeitos para câncer.
A FEMAMA recomenda a realização anual da mamografia de rastreamento a partir dos 40 anos. Ela é feita por um mamógrafo, um aparelho que realiza um exame de imagem, ou seja, um raio-x das mamas, cujo objetivo é identificar lesões na mama, além daquelas que são possíveis de serem encontradas pelo toque. Ampliando a possibilidade de diagnóstico.
Duplex Scan
Duplex Scan. O duplex–scan (também chamado de “Doppler”) é um exame derivado da ultrassonografia, bastante utilizado na avaliação dos vasos sanguíneos e suas doenças. Porém, ao contrário da ultrassonografia convencional, que apenas apresenta imagens, o duplex–scan é um exame muito mais completo.


